Na corrida das conquistas, os países dominantes, aumentando seu território e implantando suas formas de governo, subjugaram outros povos, forçando-os a lutar por sua independência. Um grande benefício advém de um sonho de liberdade - o desenvolvimento, pois um país só poderá ser independente se tiver condições próprias de se manter. Este sonho leva homens a inovarem, arriscarem mais e principalmente a se superarem; criam vínculos, partidos e gozam de um objetivo em comum. O desenvolvimento leva a um fortalecimento, onde já não se permite ser subjugado, explorado, não deixa que um povo perca suas tradições e costumes por imposição de países que se autodenominam dominantes.
Podemos ver ao longo da história pequenos países que se tornaram grandes após sofrerem sob o domínio de outros povos , até então, conquistadores. O jugo imposto machuca e fere , mas também faz brotar um sentimento de amor próprio e orgulho, que nos remete ao ponto mais alto da vontade de nos libertar e crescer, crescer para vencer. O fim dos Impérios se deu não somente pelas conquistas, mas principalmente por movimentos e lutas pela liberdade de países dominados.
